PROJECTO

1476383_673799839358051_7241039772671912685_n

Nice Groove Batucada é um projeto de Música na Comunidade que une pessoas das mais variadas faixas etárias, nacionalidades e proveniências sociais e culturais.
.
A nossa batucada é composta por instrumentos de bateria de samba e inspiramo-nos em ritmos, danças e canções lusófonas que sejam um reflexo da cultura suburbana da região da Grande Lisboa. No nosso repertório já temos representados Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e a Guiné Bissau e esperamos conseguir chegar aos restantes lugares do mundo que adotaram a nossa língua comum.
.
Todas as quartas-feiras, o projecto oferece uma oficina aberta de formação e partilha rítmica liderada por um maestro. Por vezes temos músicos convidados que nos dão formação sobre a cultura da qual são especialistas.
.
Construimos ritmos simples para facilitar a inclusão de ritmistas que nunca tenham tido qualquer experiência musical.
Para dar sentido ao trabalho realizado nos ensaios, organizamos apresentações públicas a que chamamos ATAKES.
.
ATAKES de BATUCADA cheios de energia e boas vibrações, envolvendo o público e mostrando que a música pode ser tocada por todos e por cada um. A nossa proposta artística é uma viagem pelos países da Lusofonia
.

UM POUCO DA HISTÓRIA… 

Em 2007, em Matarraque, técnicos de intervenção social da Câmara Municipal de Cascais aperceberam-se do alto nível de performance musical e dedicação demonstrados por vários alunos com dificuldade em encontrar sentido para escola. Esses jovens, expremiam-se de forma genial e subversiva na fila do refeitório, tocando e cantando KUDURU, usando as chaves de casa e as portas da cantina.

O convite para dinamizar uma oficina de percussão foi dirigido a alguns elementos dos Terrakota (David, Nataniel e Júnior) que incluíram também o antigo percussionista dos Dazkarieh, Filipe Neves.

Durante dois anos letivos, a oficina funcionou à quarta-feira dentro da escola Matilde Rosa Araújo e por lá passaram algumas dezenas de alunos.

Depois de alguns anos de intervalo, este projecto de intervenção sócio comunitária voltou em Outubro de 2013, agora na Estudantina Recreativa de São Domingos de Rana (ERSDR) e numa lógica de integração de jovens adultos na vida activa, promovendo a interculturalidade. Em setembro de 2014, passou a ser da exclusiva responsabilidade de uma equipa de ritmistas voluntários liderada pelo músico e professor primário Filipe Neves e por Marisa Pinto, professora de produção artística e técnica superior em Animação Sociocultural. Em 2016, fundam a associação juvenil NICE GROOVE – ASSOCIAÇÃO SOCIOCULTURAL E JUVENIL  como forma de dar resposta ao crescimento deste projeto.

988566_10152879561340718_3507183871329560975_n

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s